só mais uma lágrima besta

20 outubro, 2010

aos 7 anos de idade eu era uma menininha chorona, dessas chatas que choram por quase tudo: saudades, notas baixas na escola, medo do escuro. lembro do meu avô dizendo que “cada pessoinha desse planeta tem uma quantidade limitada de lágrimas”, que choramos mais quando somos crianças e com o passar do tempo reservamos nossas lágrimas para ocasiões especiais, mas não necessariamente boas. quando soube da morte dele, parte das minhas lágrimas limitadas foram gastas. e eu reconheci nesse primeiro luto essa tal de “ocasião especial”. muitas outras perdas vieram e minha cota de choro só foi diminuindo. eu achava que com o tempo não iria mais chorar por nada. ou ninguém. o que eu não havia entendido é que muito provavelmente eu vou ter oportunidades de chorar até o último dia da minha vida e que a cota de lágrimas não era minha e sim de por quem eu chorava. eu demorei pra entender isso e percebi que algumas pessoas não arrancavam de mim uma gota sequer de lágrima, nem mesmo nas ocasiões especiais. no entanto já tive por perto aquelas que pegaram emprestado a cota de choro dos outros, provocando uma inundação tão grande que por vezes quase me afoguei. gostaria que meu avô tivesse me ensinado a nadar nessas horas, mas acho que é o tipo de coisa que se aprende com a própria vida.

One Response to “só mais uma lágrima besta”

  1. Adelina Says:

    mamãe sempre teve uma cota de choro reduzida. disse que aprendeu com sua mãe, então minha avó, que chorar libertava monstros das masmorras. mamãe tinha medo de monstros.

    hoje eu sou a masmorra.


Deixe um comentário

